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Mídia OOH: Uma estratégia de marketing do “passado” sob novos moldes

Você sabe o que é Mídia OOH? O nome pode até confundir, mas não tem mistério.

Mídia OOH é um conjunto de mensagens e ações publicitárias que são criadas com o intuito de atingir pessoas no ambiente externo, ou seja, nas ruas e espaços públicos.


Atualmente a maioria do marketing é focado no meio digital — o que faz sentido, com o grande número de usuários —, porém, apesar de ser uma estratégia antiga, a mídia OOH vem sendo reinventada e amplamente utilizada por conta de suas vantagens.

Um ótimo exemplo é a Times Square, com seus mais de 50 painéis digitais que se tornaram a marca do local e atrai pessoas do mundo todo. Para se ter uma ideia, cada polegada quadrada para exibição não sai por menos de 5 mil dólares por mês e a Coca-cola é cliente cativa, exibindo seus anúncios na avenida desde a década de 20.


Mas calma, não são somente as grandes empresas tradicionais de bem de consumo que podem se beneficiar dessa estratégia, a mídia OOH possui vários formatos e pode ser utilizada de diversas maneiras para atrair clientes ao seu negócio.

Se interessou? Continua a leitura que a gente te explica melhor como ela funciona!


Quais os tipos de Mídia OOH?


Eles se dividem em três:

De alto impacto: geralmente são painéis de LCD ou outdoors posicionados em ruas, avenidas e espaços públicos, o objetivo é alcançar o consumidor ao ar-livre e de forma massiva.

Em ponto de venda: são colocados monitores, pôsteres ou outras plataformas de divulgação em lojas, supermercados, padarias etc, para as pessoas que frequentam esses locais.

Para a audiência cativa: direcionado para um público específico, são divulgações colocadas em ônibus, metrô, aeroportos etc. São personalizadas para a audiência segmentada, utiliza-se painéis digitais ou interativos.



Quais são as vantagens?


Uma das principais vantagens é o poder de impacto dessa mídia, que surge como uma alternativa para alcançar o público, principalmente, nesse momento em que anúncios podem ser facilmente bloqueados por aplicativos e ignorados. Ao ir pras ruas, a publicidade consegue se manter presente e atingir simultaneamente pessoas em diversos ambientes diferentes.

Nos dias atuais, os grandes centros urbanos são diariamente palco de uma movimentação de bilhões de pessoas, com esse número cada vez maior, a mídia OOH consegue um amplo alcance de público. Quando colocada em lugares estratégicos, essas mensagens podem circular diariamente e, eventualmente, até de forma personalizada — de acordo com o horário do dia ou o fluxo de pessoas.


O custo-benefício também é uma das vantagens, principalmente no uso de mídia OOH digital. Nesse caso, o anunciante não possui custos sobre gráficas e as próprias peças possuem um valor menor, pois são produzidas no ambiente digital. Entretanto, mesmo utilizando a mídia impressa, se sua empresa possui profissionais especializados, os custos para auxílio da produção desse material podem ser cortados.

Apesar se seu alcance massivo, a mídia OOH também pode ser utilizada na estratégia de segmentação. Mesmo que público varie muito no ambiente externo, alguns aspectos podem ser estudados e utilizados para segmentá-lo. Dessa forma, ela pode tanto atingir grandes massas, quanto um público específico, que passa por determinado local em determinada hora do dia, por exemplo.



O que já deu certo por aí!


A IBM, uma empresa de tecnologia americana voltada para a área de informática, instalou peças publicitárias que serviam como bancos, abrigos de chuva e rampas, pelas cidades de Londres e Paris. O objetivo era transmitir a mensagem de que a empresa contribui para a construção das áreas urbanas e a propaganda “Smart Ideas for Smarter Cities” ganhou o Prêmio de Cannes, por sua criatividade utilizando uma mídia OOH.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre mídia OOH e seus benefícios, invista no potencial da mídia externa para expandir o seu negócio!

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